Atuar em apoio à indústria naval focalizando a otimização de processos do cenário naval, de forma a criar soluções e apoiar decisões gerenciais e operacionais através de simulações, análises de rico, de desempenho e produtividade. A partir disso, estabelecer-se como referência para o setor naval no desenvolvimento da área de otimização e na formação de recursos humanos voltados para a simulação de processos de construção naval.
Acreditamos que a otimização de processos referentes à indústria naval é de suma importância para o desenvolvimento desta área. Através dela, podemos maximizar a eficiência de processos, minimizando custos e potencializando resultados.
O Laboratório de Simulação de Sistemas de Construção naval foi criado em 2006 para atender à crescente demanda por tecnologia de simulação de processos de construção naval e manufatura digital. Os projetos desenvolvidos desde então tem proporcionado capacitação tecnológica e de pessoal para responder aos desafios relacionados à construção, instalação e manutenção dos sistemas oceânicos.
O Labsen está instalado no Centro de Tecnologia da UFRJ, na Ilha do Fundão, e contou com o apoio da FINEP e da Transpetro/Petrobras para sua implantação. Dispõe de infraestrutura física e softwares de última geração e sua equipe de trabalho é composta por docentes, alunos de graduação e pós-graduação.
O laboratório tem por finalidade ser uma ferramenta dedicada à avaliação de estaleiros existentes ou à avaliação prospectiva de processos, para diferentes cenários tecnológicos e gerenciais, de forma a apoiar decisões administrativas, planejamentos de estaleiros, desenvolvimento de processos construtivos, operacionais ou de gestão, e investimentos de capital.
Os principais produtos do LABSEN são o ensino, a pesquisa e os serviços de desenvolvimento de modelos de simulação relacionados aos processos de construção naval e offshore. As principais linhas de pesquisa do LABSEN são aplicadas aos processos de transporte, logística, produção, fabricação e manutenção de estruturas navais e offshore. Pode- se destacar a avaliação do desempenho dos processos pelo desenvolvimento de simulação por eventos discretos, melhoria da utilização de recursos pela identificação dos gargalos e a aplicação de algoritmos de otimização. O trabalho do Labsen também envolve a avaliação da produtividade e desenvolvimento de indicadores de desempenho, a avaliação dos riscos (tempo e custos) associados à produção e a aplicação e melhora das ferramentas de Lean Manufacturing.