Atualmente os estaleiros vêm dedicando um enorme esforço para administrar de forma eficiente os seus recursos, tais como mão de obra, oficinas, guindastes, transportadores, áreas de edificação e montagem de blocos, pátios de aço, entre outros. Usualmente o planejamento é realizado por um experiente gerente do estaleiro e demanda tempos demasiadamente longos para se obter os resultados planejados. Além disso, a qualidade dos resultados programados não é a melhor.
Aplicações envolvendo Simulação de Eventos Discretos (DES - Discrete Event Simulation), estão sendo empregadas na indústria de construção naval com o objetivo de melhorar o processo global.
A simulação implica na modelagem de um processo ou sistema, de tal forma que o modelo represente as respostas do sistema real numa sucessão de eventos que ocorrem ao longo do tempo. Desta maneira, obtêm-se respostas apoiadas em computador para questões críticas, como: quando e onde produzir o que e com quais recursos, dependendo da disponibilidade e restrições de recursos e materiais.
O emprego de tecnologias de realidade virtual resulta em maior eficiência em termos de planejamento da produção e de estratégia de trabalho, oferecendo como resultado, significativos ganhos de produtividade.
A simulação de processos de produção é uma ferramenta emergente e apresenta grande potencial para auxiliar engenheiros e gestores no planejamento estratégico e operacional. Essa ferramenta sem dúvida pode auxiliar na análise de processos complexos e na tomada de decisões.
O LABSEN desenvolve modelos de simulação de processos de construção naval utilizando os softwares Arena e Delmia Quest.
A Simulação de Eventos Discretos (DES) é tradicionalmente empregada para análise de desempenho de terminais portuários. As primeiras aplicações ocorreram nos anos de 1960, na avaliação de terminais portuários de minério.
Os portos são sistemas dinâmicos e complexos, envolvendo diversos elementos interagindo entre si e influenciados por efeitos de natureza aleatória. Situações como esta impõem sérias dificuldades para um estudo analítico do problema, tornando a técnica de modelagem e simulação computacional uma forte aliada para o projeto e a análise de sistemas logísticos.
No caso de terminais especializados na movimentação de contêineres, o emprego da simulação possibilita a análise de estratégias que melhorem a eficiência das operações portuárias, envolvendo, por exemplo o aumento da capacidade de movimentação de contêineres de terminais e a redução do tempo de operação dos navios.
O LABSEN simula esses sistemas portuários utilizando os softwares Arena e Delmia Quest.
A realização de operações offshore de exploração e produção de petróleo e gás envolve, entre outros recursos, terminais portuários, plataformas, barcos de apoio marítimo e navios de alívio. São recursos de alto custo e cuja melhor utilização proporciona substanciais economias.
Atualmente, ainda é muito comum a utilização de métodos empíricos no planejamento das atividades offshore, o que torna as operações pouco otimizadas.
A simulação de eventos discretos permite modelar adequadamente as operações offshore caracterizadas por eventos estocásticos e fortemente afetadas por fatores ambientais, de forma a se obter as melhores alternativas no uso dos recursos.
O LABSEN utiliza, para simular a logística offshore, os softwares Arena e Delmia Quest.
Distorções de fabricação e tensões residuais constituem um sério problema existente nas áreas de engenharia em que o calor é usado no processo de fabricação, mas em nenhuma área exerce tanta influência quanto na construção naval e offshore.
A indústria naval utiliza intensamente a soldagem para construção de grandes painéis que compõem as estruturas de navios e plataformas offshore.
A simulação de soldagem, que pode ser realizada em softwares como o Virfac Welding, possibilita compreender o impacto da soldagem no processo de produção e, assim, avaliar as deformações e tensões residuais produzidas quando da fabricação dos painéis. A otimização dos parâmetros do processo e das sequencias de soldagem aumenta a qualidade do produto.
Otimizar corresponde a planejar ou desenvolver com a máxima eficiência uma determinada atividade ou processo.
As ferramentas de simulação, como o software Delmia Quest, permitem avaliar o comportamento de um modelo a partir de condições e cenários previamente estabelecidos. Todavia, a simulação não é um método utilizado estritamente para otimização de processos.
O emprego de ferramentas de otimização, como o ModeFRONTIER, associado aos pacotes de simulação, potencializam o uso dessas ferramentas para melhoria dos processos produtivos.