Schachter, R. D.; Silva, M. S.
(2014) Proceeding of 25th International Congress on Waterborne Transportation, Shipbuilding and Offshore Constructions, SOBENA 2014
, Rio de Janeiro. SOBENA, SOBENA.
Este trabalho apresenta o desenvolvimento um software integrado a um sistema computacional existente para fazer os cálculos necessários do projeto estrutural aplicando as regras para High Speed Craft da Sociedade Classificadora ABS para embarcações monocasco construídas em aço ou alumínio. Este programa de computador é a evolução de um anterior, que aplica as regras do ABS para embarcações em aço de comprimento igual ou menor que 90 metros, e as incorpora, aperfeiçoando sua interface, ergonomia de telas, menus, imagens e procedimentos.
A intenção deste desenvolvimento, foi de agilizar o processo de cálculo estrutural no projeto preliminar, sem perda de precisão: o programa importa as linhas da forma do casco definida no sistema, o usuário prescreve o cavernamento e o espaçamento entre longarinas (há sugestão), escolhe a regra e o material e pede para calcular as regras. O programa calcula todas as regras, apresenta todos os elementos e suas espessuras, calculadas e adotadas por tabela comercial (aço ou alumínio), determina e dimensiona todas as cavernas (por interpolações cúbicas da forma), que o usuário pode editar (excluir, acrescentar). O programa provê visualização de cada caverna, com todos os elementos estruturais selecionados, com dimensões e espessuras calculadas, modificáveis pelo usuário, como, sicordas, escoas, reforços secundários longitudinais, fundo-duplo, conveses, anteparas longitudinais e transversais, hastilhas, cavernas, longarinas, etc., gerando planos nas três vistas principais. Este processo é feito de um menu dos elementos, selecionáveis em qualquer ordem e que podem ser alterados interativamente, com avaliações parciais. O programa calcula, a cada momento, o Peso de Aço e Centro de Gravidade (com listagem de todos os elementos selecionados, com espessuras reais) da embarcação e sua Resistência Estrutural, calculando o Módulo de Seção e Momento de Inércia, comparando-os com os valores mínimos de regra e analisa, a cada tentativa, se a embarcação será ou não resistente longitudinalmente. Um exemplo de aplicação é apresentado.